quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das crianças


09/10/2012 14h00 - Atualizado em 09/10/2012 14h44


Brinquedos de madeira ajudam no desenvolvimento das crianças


Jogos, quebra-cabeças e bichinhos estimulam entendimento.

Mães fazem questão de presentear os filhos com brinquedos ‘antigos’.


Alex AraújoDo G1 MG
2 comentários
Esqueça os games de última geração. Há pais que não abrem mão de presentear os filhos com brinquedos de madeira porque os consideram mais educativos e tradicionais. Eles fazem questão que a criançada tenha contato com o “passado”. É o caso da universitária Manuela Ferreira Silva, de 23 anos, mãe das gêmeas Flora e Liz, de 5, que prioriza os brinquedos de madeira para as filhas. As meninas têm instrumentos musiciais como violão e flauta, além de quebra-cabeça, dominó com figuras, relógio e peças para montar casinhas.
"Esse tipo de brinquedo ajudou no desenvolvimento delas. Elas sabem escrever o nome e várias palavras". Ainda segundo Manuela, as filhas ainda não têm videogame e mexem no computador uma vez por semana, com a supervisão dela. Tímidas, as gêmeas disseram que gostam muito dos violões. Outra brincadeira, entre as preferidas, é colorir com giz de cera.
Flora e LIz adoram tocar violão de madeira (Foto: Alex Araújo/G1)As gêmeas Flora e Liz adoram tocar violão de madeira (Foto: Alex Araújo/G1)
Já a administradora de empresas Wanessa Máximo, de 35 anos, mãe de Antônio, de 3, também presenteia o filho com brinquedos educativos. O menino tem jacaré, montanha-russa, quebra-cabeça de pinos e tijolinhos para montar castelinhos.
O pequeno Antônio, de 3 anos, se diverte com os brinquedos de madeira (Foto: Wanessa Máximo/Arquivo pessoal)O pequeno Antônio, de 3 anos, se diverte com os
brinquedos de madeira
(Foto: Wanessa Máximo/Arquivo pessoal)
“O Antônio tem eletrônicos como carrinho com controle remoto, mas eu faço questão de ele ter acesso a brinquedos educativos porque é um momento de descoberta”, ressaltou. Ela disse que o menino tem ioiô, pirocóptero, bolinha de sabão e um balanço que foi amarrado na árvore no quintal de casa.

“Esses brinquedos remetem à minha infância e têm uma proposta aconchegante. Desde que o Antônio nasceu ele ganha brinquedos educativos. É uma forma até de eu relembrar como eu brincava”. Wanessa contou, ainda, que, quando era criança, gostava de amarelinha, pião, elástico e vai e vem.
Ana Luísa Pires trabalha com brinquedos de madeira há 16 anos (Foto: Alex Araújo/G1)Ana Luísa Pires trabalha com brinquedos de
madeira há 16 anos (Foto: Alex Araújo/G1)
Ana Luísa Pires, pedagoga e proprietária da Traquitana, loja que funciona na Região Centro-Sul de Belo Horizonte há 16 anos, especializada em brinquedos educativos, disse que vende cerca de dois mil itens entre jogos, bonecos, fantoches, casinhas, bichinhos e kits para bordar, pintar e desenhar. Os preços variam de R$ 2 a R$ 400.

“A brincadeira é o trabalho da criança. É pela brincadeira que ela vai entender o mundo ao redor dela. Os brinquedos educativos desenvolvem a criatividade, a coordenação motora, a interação, a compreensão de ganhar e de perder e até as habilidades do raciocínio lógico”, explicou. Ana Luísa disse que os pais que presenteiam os filhos com brinquedos educativos acreditam nos benefícios, além de ser uma alternativa ao computador e ao videogame.
João Pedro brinca com o brinquedo pedagógico montanha-russa (Foto: Alex Araújo/G1)João Pedro brinca com o brinquedo de madeira
montanha-russa
(Foto: Ronaldo Rodrigues/Arquivo pessoal)
A farmacêutica Jacqueline dos Santos, de 39 anos, também tem o hábito de dar presentes educativos ao filho, João Pedro, de 4. Segundo ela, o menino tem o bichionário, dedoche dos Três Porquinhos e caminhão de encaixar pecinhas.

“Estes brinquedos trabalham a criatividade e a emoção. O João Pedro tem brinquedos eletrônicos, mas ele prefere montar, desmontar, colorir”, disse Jacqueline.
Especialista 
A psicóloga e psicanalista Carmen Tereza Moreira Caram explica que o ato de brincar desenvolve a constituição e a estruturação psíquica das crianças porque auxilia na elaboração de uma série de aspectos cognitivos. “Elas nascem totalmente desamparadas. É o outro quem decide tudo como o nome, a comida, a roupa, o ir e o vir. É um estado de dependência total”, explicou Carmen Tereza. Segundo ela, brincar possibilita sair desse estágio porque a meninada tem que tomar decisões e expressar a própria vontade.

Ela disse que os brinquedos de madeira dão a chance de a criança experimentar alternativas. “Quanto mais liberdade, melhor. Os brinquedos eletrônicos são mais definidos, diretos. Os pedagógicos estimulam a criatividade e ajudam no desenvolvimento da linguagem”.

Ainda de acordo com Carmen Tereza, os brinquedos educativos ajudam na inteligência, na percepção e na noção do espaço e do tempo. A especialista ressalta que ainda existem interações importantes como brincar com os pais e com os amiguinhos. Ela falou que as crianças gostam de trocar de posição com os adultos e costumam assumir o controle da situação. Para Carmen Tereza, os brinquedos educativos são mais atuais do que nunca porque ajudam na constituição psíquica da meninada.
Balanço de cavalo de pau (Foto: Alex Araújo/G1)À frente da prateleira, balanço de cavalo de pau. Ao fundo, mais brinquedos de madeira
(Foto: Alex Araújo/G1)
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/10/brinquedos-de-madeira-ajudam-no-desenvolvimento-das-criancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário